Sobre o projeto

A coleção Paisagens Culturais Brasileiras foi motivada pela ideia de investigar e divulgar diferentes regiões do Brasil, seu patrimônio natural e cultural, em especial lugares pouco estudados e conhecidos, apesar de suas particularidades, riqueza e valor. Nesta proposta editorial, busca-se dar voz ao lugar. A pesquisa sobre a paisagem e a cultura regionais é realizada por autores e estudiosos criteriosamente escolhidos a partir dos temas da cultura material e imaterial e da paisagem local nos quais estes tenham se destacado. O projeto gráfico, a iconografia e a fotografia, além da versão em inglês são também meticulosamente realizados e apresentados de modo a oferecer publicações atraentes e completas.


O primeiro livro da coleção, Rumo a Navegantes, trata do município de Navegantes, no estado de Santa Catarina, e o segundo, Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos, percorre a história da apropriação do território de 15 municípios paranaenses, de Sertaneja a Santo Antonio da Platina, se detendo, em especial, na cidade de Londrina.


Empresas Apoiadoras

Principais objetivos

Valorização da memória regional e do setor de infraestrutura no Brasil, especialmente nas áreas atendidas pela Triunfo Participações e Investimentos.

Revelação do patrimônio cultural material e imaterial regional.

Educação patrimonial e ambiental.

Estímulo à indústria do turismo cultural e, assim, ao fomento de economias regionais.

Valorização de regiões ainda pouco tratadas em trabalhos que visem a história e cultura regional.

Público beneficiado

Os livros já lançados alcançam em especial as comunidade das regiões de Navegantes, Santa Catarina e do Norte do Paraná e, além destas, a um público amplo e diversificado, leigo ou iniciado, que possa se interessar pelos temas da cultura, da arte regional, da arquitetura e da história da paisagem.

Proponente


Informações Adicionais