Sobre o Projeto

O Guarda Parque Mirim, ação cultural realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Triunfo Concepa. No seu segundo ano, a iniciativa teve como tema os Movimentos no Delta do Jacuí, com trabalhos voltados para o desenvolvimento das artes integradas à sensibilização ambiental, gincanas, saídas a campo e plantio de árvores, entre outras aprendizagens cidadãs. O Guarda Parque reuniu 73 crianças nessa edição do projeto. A iniciativa tem como premissa principal estimular os pequenos por meio de ações sensoriais, cognitivas e emocionais para que evoluam nas relações com o outro e com o mundo.


O projeto envolve alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de três escolas estaduais da região da Área de Preservação Ambiental do Delta do Jacuí: Maria José Mabilde e Almirante Barroso, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, e da escola Hiroshima, de Eldorado do Sul. O projeto oferece atividades como dança, circo, sensibilização musical e teatro, aliadas às oficinas de ecologia.


O projeto nasceu com a participação da concessionária e é fruto da interlocução da empresa com a Associação de Moradores Martinho Poeta, com a Coordenação da APA Delta do Jacuí, com as escolas e demais agentes. O envolvimento da Triunfo Concepa está alinhado a três dos cinco eixos estratégicos de atuação do Instituto Triunfo, responsável pelas diretrizes de atuação da empresa no planejamento, execução, apoio e monitoramento de projetos socioambientais. Os eixos atendidos são Educação, Desenvolvimento Cultural e Conservação Ambiental.


Empresas Apoiadoras

Principais Objetivos

  • Entendimento das crianças sobre o papel delas no ambiente onde estão inseridas.
  • Preparação dos participantes para o futuro, como agentes de preservação e cidadania.
  • Transformação dos Guarda Parques Mirins em agentes de mudança de suas realidades.
  • Estímulo de um olhar diferente para a natureza, o entorno e a sociedade.

Público Beneficiado

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de três escolas estaduais da região.

Informações Adicionais